Guia de acondicionamento de envios

1. Como Acondicionar os seus Envios

No envio de qualquer mercadoria, é muito importante que os seus objetos sejam embalados corretamente e de acordo com as diretrizes da Zelo.

Tenha em conta que as restrições de peso e dimensões são verificadas com rigor, pelo que, recomendamos uma atenção especial quando estiver a remeter a sua mercadoria.

O não cumprimento das regras definidas relativas às dimensões e pesos, bem como para o devido acondicionamento das mercadorias pode resultar na aplicação de taxas adicionais e/ou, não aceitação da prestação do serviço.

O nosso guia apresenta as regras gerais e dicas úteis para que o acondicionamento das suas mercadorias seja feito de forma segura, minimizando assim, possíveis danos e custos adicionais provenientes de más práticas.

Outros fatores relevantes são: tempo / distância de envio, modo de transporte, tipo de mercadoria.

Lembre-se que nem sempre a embalagem original ou empulho decorativo terá as condições necessárias para envio em serviço expresso. Por vezes os produtos que compramos devem ser reembalados de forma a impossibilitar a violação ou quebra do conteúdo.

Lembre-se que nem sempre a embalagem original ou empulho decorativo terá as condições necessárias para envio em serviço expresso. Por vezes os produtos que compramos devem ser reembalados de forma a impossibilitar a violação ou quebra do conteúdo.

2. Enquadramento Legal de Embalamento

Constituem obrigações do Cliente:

Empacotar / embalar e etiquetar cuidadosa e devidamente a Mercadoria, de acordo com as regras em vigor na Zelo, nomeadamente cumprindo as especificações técnicas de resistência a queda livre vertical de uma altura correspondente a um metro sem rebentamento nem alteração visível e resistência à compressão de 40 da N, 75% das especificações definidas para as embalagens postais, e tendo em especial atenção o respetivo acondicionamento, utilizando protetores de choque e todo o material necessário tendo em conta a natureza da Mercadoria, por forma a evitar danos à Zelo e a terceiros e a proteger a integridade da Mercadoria dos riscos normais de transporte, que implicam repetidos manuseamentos (nomeadamente, cargas e descargas).

Assinar e preencher corretamente e de modo legível, claro, preciso e completo a guia de transporte / carta de porte, incluindo a descrição da natureza, eventual perigosidade, qualidade e quantidade da Mercadoria e a correta identificação do nome e endereço do destinatário.

Preparar o envio em instalações seguras, por funcionários da sua confiança, e tomar medidas contra a interferência não autorizada durante a sua preparação, armazenamento e transporte imediatamente anteriores à entrega à Zelo.

3. Condições Gerais da Embalagem

A embalagem escolhida deve ser adequada ao seu conteúdo:

- Peso;

- Volume;

- Material;

- Resistência;

- Forma;

- Quantidade de produtos;

- Diversidade de produtos no mesmo envio.

São algumas das características determinantes.

Envios de Portugal > Portugal

Limites de peso e tamanho:

Peso máximo por objeto: 30 Kg

Comprimento + 2 vezes a Largura + 2 vezes a Altura até o máximo de 300 cm

Lado maior deve ter o máximo de 150 cm ou menos

Será aplicado o peso volumétrico se:

Comprimento + Largura + Altura >= 150 cm

Em casos de envios através de parceiros poderá ser aplicada a seguinte fórmula de peso volumétrico:

C x L x A x 167 / 1.000.000 (Fator de Conversão)

Obs: Ao expedir as suas mercadorias pode fazê-lo em caixas regulares para objetos até 30 Kg. Volumes que ultrapassem os limites máximos acima indicados, serão encaminhados ao serviço dedicado e o valor copado será de acordo com a tarifa em vigor, considerando o peso e quilometragem percorrida.

Ilhas - Açores e Madeira

Portugal Continental >> Açores

Limites de peso e tamanho:

- Transporte Aéreo

- Peso máximo por objeto: 5 Kg

- Comprimento + 2 vezes a Largura + 2 vezes a Altura até ao máximo de 300 cm

- Lado maior deve ter o máximo de 150 cm ou menos

Portugal Continental >> Madeira

Limites de peso e tamanho:

- Transporte Aéreo

- Peso máximo por objeto: 20 Kg

- Comprimento + 2 vezes a Largura + 2 vezes a Altura até ao máximo de 300 cm

- Lado maior deve ter o máximo de 150 cm ou menos

- Para envios onde peso e dimensões ultrapassam os valores acima indicados, será aplicada a fórmula do peso volumétrico, sendo esta: Comprimento x Largura x Altura / 6.000 (Fator de Conversão)

Obs: Todos os envios para as Ilhas que ultrapassem as dimensões e o peso máximo acima indicados, estão sujeitos a aceitação do serviço pelos nossos parceiros, podendo ser recusados e/ou copados de acordo com a tarifa em vigor, a considerar o peso e dimensões da mercadoria em questão. O peso volumétrico é calculado e comparado com o peso real da encomenda para determinar qual o mais elevado para calcular o preço do envio. Para saber mais sope as regras de envio contacte o nosso apoio através do e-mail geral@zelo.pt

Envio Espanha Continental

Portugal Continental >> Espanha Continental

Limites de Peso e Tamanhos:

- Peso máximo por objeto: 30 Kg

- Comprimento + Largura + Altura até o máximo de 100 cm

- Lado maior deve ter o máximo de 100 cm ou menos

- Será aplicado o peso volumétrico se: A + L + C > 100 cm

- Fórmula do peso volumétrico: A x L x C x 167 / 1.000.000 (Fator de Conversão)

C: Comprimento

L: Largura

A: Altura

Obs: Todos os envios para Espanha Continental que ultrapassem as dimensões e o peso máximo acima indicados, estão sujeitos a aceitação do serviço pelos nossos parceiros, podendo ser recusados e/ou copados de acordo com a tarifa em vigor, a considerar o peso e dimensões da mercadoria em questão. Para saber mais sope as regras de envio contacte o nosso apoio através do e-mail geral@zelo.pt

Envio Internacional

Portugal Continental >> Internacional

Limites de Peso e Tamanhos:

- Peso máximo por objeto: 30 Kg

- C + 2 vezes a Largura + 2 vezes a Altura até o máximo de 300 cm

- Lado maior deve ter o máximo de 150 cm ou menos

C: Comprimento

L: Largura

A: Altura

Obs: Todos os envios para Espanha Continental que ultrapassem as dimensões e o peso máximo acima indicados, estão sujeitos a aceitação do serviço pelos nossos parceiros, podendo ser recusados e/ou copados de acordo com a tarifa em vigor, a considerar o peso e dimensões da mercadoria em questão. Para saber mais sope as regras de envio contacte o nosso apoio através do e-mail geral@zelo.pt

4. Boas Práticas

Preservação e cuidados da embalagem:

- Coloque a sua mercadoria numa caixa com espaço suficiente para a proteção da mesma, quer seja com enchimento de poliestireno, plástico bolha ou papel amassado para evitar o movimento e a colisão em trânsito.

- Para mercadorias frágeis, evite espaços vazios dentro da embalagem.

- A embalagem e o fecho devem preservar o conteúdo de maneira a que este não possa ser deteriorado por pressão, nem pelas manipulações sucessivas, devendo ainda ser impossível atingir o conteúdo sem deixar vestígio visível de violação.

- Ser protegida de variações significativas de clima, de temperatura ou, no caso de transporte aéreo, variações de pressão atmosférica.

- Sele bem as suas caixas, para envios até 30 Kg: no topo, nas laterais, embaixo e nos cantos com fita adesiva reforçada. Nunca utilize fio para atar ou cordas uma vez que podem ficar presos nos equipamentos da nossa operação.

- Para os envios mais pesados acima de 30 Kg, deverá utilizar embalagens de qualidade reforçada.

Para os objetos frágeis, leve em consideração ter um cuidado extra no seu embalamento como:

- Revestir/envolver o objeto

- Centrar o objeto no interior da embalagem, afastado das paredes laterais, inferior e superior, através de material de revestimento.

- Crie um molde a partir do negativo do objeto, preenchendo os espaços vazios entre o objeto e as paredes laterais da caixa.

- Não são permitidos atados.

5. Cuidados no Acondicionamento

Qualquer encomenda deve ser acondicionada de forma particularmente cuidadosa e sólida, se tiver de:

- Ser transportada por longas distâncias;

- Suportar numerosos transbordos ou múltiplas manipulações;

- Deve ser embalada e fechada de modo a não ameaçar a saúde dos trabalhadores e a evitar qualquer perigo se contiver objetos que possam ferir os trabalhadores encarregados de a manipular, e a não sujar ou deteriorar as outras encomendas ou o equipamento da empresa;

- Deve apresentar, na embalagem ou no sopescrito, espaços suficientes para a inscrição das indicações de serviço e a colocação dos rótulos;

- Os pneus devem ser enviados avulso, devidamente filmados com película aderente e seguros com fitas de plástico inquepável (ou metal).

Em casos excecionais, são aceites, sem respetiva embalagem e eventualmente com o endereço do destinatário inscrito no próprio objeto, mercadorias onde:

- As encomendas são constituídas por uma única peça, tais como: peças de madeira, peças metálicas, etc., desde que não seja hábito comercial embalá-las;

- Nesses casos, a natureza do conteúdo deve vir descrita na Guia de Transporte.

6. Informações e documentação de envio

- A entrega das suas mercadorias só será possível com a devida documentação de transporte, tal como a guia de transporte em papel ou etiqueta;

- A taxa de sucesso da entrega e o cumprimento dos prazos só será possível se a informação do endereço e destinatário estiverem corretos. Para uma garantia adicional de entrega inclua um contacto telefónico de quem irá receber a encomenda.

- Ao expedir a sua mercadoria garanta que cumpre com todas as disposições legais ao nível da documentação e informação que deverá acompanhar o envio. Para envios comerciais, lempe-se que a fatura ou guia de remessa devem acompanhar a mercadoria.

7. Atenção aos Frágeis

- As indicações “Frágil”, “Tratar com cuidado” (“Fragile”,“Handle with Care”), são meramente indicativas e não substituem o bom acondicionamento, além disso, na guia de transporte deverá constar que o serviço frágil foi contratado.

- Não coloque objetos pesados por cima de objetos leves.

- Não utilize sacos de tecido como embalagem de expedição.

- Roupa, cobertores e almofadas não são materiais de acondicionamento corretos.

- Evite a utilização de papel de empulho como revestimento/proteção exterior da embalagem.

8. Considerações importantes

- Escolha a embalagem em função do volume e peso do conteúdo

- Certifique-se que a embalagem não tenha dimensão muito superior ou muito inferior em relação ao conteúdo, de forma a permitir o condicionamento adequado ao objeto.

- Escolha uma caixa de cartão canelado com revestimentos resistentes e/ou utilize cartão duplo para objetos frágeis e suscetíveis a danos.

- Utilize materiais de acondicionamento no seu interior, colocando o objeto no centro da embalagem de modo a que não toque em nenhum dos lados, e que tenha cerca de 5 cm de distância, impedindo-o de se deslocar.

- Verifique se o conteúdo se mantém seguro e sem oscilar dentro da embalagem.

- Acondicione individualmente cada produto na sua embalagem de modo a evitar atritos ou contacto. Deve estar envolvido com cerca de 5 cm de espessura de material de acondicionamento.

- Distribua os conteúdos em camadas. Objetos mais pesados no fundo, objetos mais leves por cima.

- Assegure-se de que os produtos líquidos estão bem isolados/permeabilizados, evitando fugas ou vazamento.

- Pós e grãos finos devem ser colocados em embalagens herméticas completamente seladas e só então colocados na embalagem exterior.

- Objetos afiados e cortantes devem ser protegidos individualmente para assegurar que as extremidades estão cobertas.

- Produtos frágeis devem estar bem acondicionados de forma a prevenir eventuais danos causados pelo envio. Podem por vezes requerer um acondicionamento adicional ou caixa dupla.

- Reembale os produtos que compra de forma a impossibilitar a violação ou quepa do conteúdo.

- Utilize fitas adesivas de boa qualidade (5 a 8 mm de espessura) e feche as suas caixas em “H”, ou seja, com reforço nas aberturas e cantos; fitas adesivas no exterior de forma a assegurar que as embalagens não são violadas.

- Caso necessário, utilize etiquetas com a indicação “este lado para cima”(this side up), para que o seu produto seja transportado na sua posição correta.

- Na reutilização de uma caixa certifique-se que esta mantém as condições mínimas de envio e segurança, sem rasgos ou cantos danificados. Retire toda a informação utilizada nos outros envios para que possa colocar novas indicações.

- Proteja as extremidades da sua embalagem, com fita adesiva resistente, evitando possíveis danos causados pelo transporte e manuseamento.

- Coloque a etiqueta de identificação na parte superior da embalagem.

9. Dicas Gerais - Materiais de Acondicionamento:

PLACAS DE CARTÃO CANELADO

O cartão canelado é ideal para criar separação dos diferentes objetos contidos, criando divisórias individuais. Pode também ser adicionado para aumentar resistência e criar barreiras, melhorando o desempenho das embalagens. É um material comum, fácil de encontrar e reaproveitar: embalagens inutilizadas podem ser reaproveitadas para este efeito. Aumenta a proteção pelas possibilidades de reforço. Indicado para produtos não-frágeis, semi frágeis, semipesados e pesados.

PAPEL DE EMBRULHO OU JORNAL AMASSADO

O papel é um material de acondicionamento fácil de encontrar e reutilizar. Indicado para objetos de peso leve e não frágil: O papel deve ser amassado e usado para preencher espaços, como por exemplo, criar barreiras de segurança em volta do conteúdo, com um mínimo de 10cm de espessura entre o objeto e as paredes da caixa. As folhas de jornal devem ser utilizadas numa camada exterior, uma vez que a tinta pode tingir algum objeto. O papel de jornal tem propriedades que lhe permitem criar barreiras de absorção de umidade.

PAPEL KRAFT CASTANHO

Utilizado no acondicionamento e empulho de objetos. Faça múltiplas camadas para empulhar artigos que necessitem de uma barreira anti-humidade e amassado para preencher espaços vazios. O papel kraft tem uma gramagem densa que fornece maior volume e resistência para absorção de choques.

PLÁSTICO DE BOLHAS DE AR

Material composto por bolhas de ar encapsuladas entre duas películas de polietileno formando uma almofada de ar que amortece choques e vipações. Utilizado para acondicionar objetos frágeis, uma vez que apresenta propriedades antiestáticas, reduz o risco de danos. Ideal para acondicionar produtos leves e semileves, regulares e irregulares, com arestas vivas (não cortantes), eletrónicos, etc. E para acondicionar individualmente cada produto a ser colocado numa mesma embalagem. O objeto deverá ser envolto em cerca de 5cm de espessura deste material.

ALMOFADAS DE AR

Ideal para preencher espaços vazios e manter os objetos no lugar dentro da embalagem. Temperaturas extremas podem afetar as qualidades das almofadas de ar. As temperaturas muito baixas fazem com que o volume de ar diminua, aumentando os espaços vazios não acondicionados. As temperaturas muito altas causam o efeito oposto, aumentando a pressão e a quantidade de volume de ar. Não indicado para objetos pesados ou cortantes.

PEQUENAS PEÇAS EM POLIESTIRENO EXPANDIDO

Ótimo para preencher cantos e espaços vazios. Utilize material suficiente de forma a garantir que o conteúdo não se desloca. Indicado para objetos leves. Bom para absorver choques e impactos. Feitas de materiais de base vegetal e biodegradável, formando um código cromático de composição, sendo os de cor verde 100% reciclado, os de cor panca compósitos derivados de batata e trigo que é biodegradável, e finalmente os de cor rosa, feitos de material antiestático, preparado para resistir a fricção ou vipações normais no transporte.

MOLDES EM ESFEROVITE

Feito para produtos específicos, para garantir o seu bom acondicionamento. No caso de reembalamento convém verificar sempre se estes permanecem em bom estado, se não apresentam rachas ou quepas, de forma a pôr em risco o conteúdo.

ESPUMA DE POLIETILENO

Espuma flexível e de baixa densidade, com boa capacidade de absorção e resistência a choques e impactos. Indicada para objetos semi frágeis e leves.

ESPUMA DE MOLDAGEM INSTANTÂNEA

Este sistema é fornecido com componentes separados. O processo de moldagem é feito através da junção dos diferentes componentes, criando uma reação química, dentro de um contentor flexível plástico que se expande em alguns segundos e se molda à forma que se quer proteger.

Este guia foi desenvolvido pela Zelo para ajudar-te a proteger e assegurar a integridade da sua mercadoria, bem como evitar custos desnecessários que possam surgir. Por isso, pedimos que leia tudo com atenção. É da sua responsabilidade que a embalagem e o respetivo acondicionamento sejam adequados. Para mais informações ou dúvidas contacte a nossa Linha de Apoio através do e-mail para geral@zelo.pt

Ainda não encontrou
o que procurava?